Consultoria

Manter-se atualizado com as novidades do mercado está cada vez mais complicado. O empresário hoje tem todas as questões burocráticas para cuidar e não pode esquecer do seu negócio, tornando mais difícil manter o foco, a rentabilidade e o lucro.

A consultoria da DuoChefs é um conjunto de soluções empresariais especializada, com foco em gastronomia e com ferramentas de gestão práticas e acessíveis. Oferecemos um portfólio completo de soluções para Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Bufês e qualquer tipo de empreendimento gastronômico.

Com amplo banco de dados, experiência de melhores práticas e consultores com vasta especialidades no mercado, garantimos uma consultoria de alto nível, com simplicidade, rapidez de execução e baixo custo de contratação.

Conheça em que a consultoria da Duo pode de ajudar:

consultoria_esqueminha

 


MERCADO:

São os estudos iniciais necessários para nortear toda a criação, gerando uma base para posicionamento, planejamento, implementação e gestão do empreendimento gastronômico. Nesse estudo definimos o público-alvo entendendo seu comportamento de consumo, identificando grupos de consumidores, qual é o mercado e como estão posicionados os demais concorrentes, olhando os fatores externos e vendo quais são as boas práticas adotadas, inclusive fora do país, sempre buscando referências. É uma pesquisa de aprofundamento e entendimento do que está fora do seu negócio.


POSICIONAMENTO:

Hora de olhar pra dentro e criar um diferencial. Não ser mais do mesmo irá gerar lucro e ajudará a atrair e reter um público fiel. Isso gera saúde para negócios a longo prazo! Buscamos um jeito de você se destacar no meio da multidão. Nesse processo definimos a construção da marca (branding) criando o posicionamento, naming, identidade visual, universo visual e verbal, criando um universo de experiências com o consumidor com todos os pontos de contato dele com a marca, planejando e desenvolvendo estratégias e táticas através de produtos, embalagens, pontos de venda, planejamento de comunicação on e offline, conteúdo e endomarketing. O único objetivo disso tudo é que a marca do seu restaurante ou bar seja percebida por todos da maneira que desenhamos o seu posicionamento.


PLANEJAMENTO:

Momento de tirar do campo das ideias e trazer pra prática, ou seja, muito trabalho pela frente. O ponto de partida é o cardápio e como o serviço será estabelecido. O cardápio é a ferramenta que inicia todo o processo produtivo dentro da cozinha e, por isso, deve ser planejado de acordo com as necessidades e objetivos do estabelecimento. A partir dele é que se determinará o que será produzido, quando, em que quantidade, com que matérias-primas, com quais equipamentos, quais procedimentos e por quem, além de atender às expectativas dos clientes.

Após a elaboração do cardápio, as receitas serão ensinadas passo a passo aos funcionários do estabelecimento, fidelizando o preparo, tempero e o conceito do local, tudo com apoio de fichas técnicas com a padronização das receitas referente a custo, porcionamento, modo de preparo, apresentação (foto) e rendimento.

Em paralelo a isso, temos uma outra questão importante que faz toda a diferença em toda a cadeia e no nosso sucesso do empreendimento. Na fase de construção física do local é necessário planejar o espaço destinado à cozinha e área de produção (juntamente ao arquiteto ou engenheiro) respeitando os requisitos legais para que estas cumpram todas as exigências da legislação vigente da Vigilância Sanitária, sugerindo adequações estruturais quando necessárias à planta baixa da obra, visando maior aproveitamento de espaço, evitando interrupções de fluxo de operações e contaminação cruzada. E isso inclui também o espaço destinado à cozinha levando-se em conta os equipamentos, maquinário e utensílios necessários para a operação, levando em conta a capacidade de atendimento do estabelecimento e os serviços oferecidos.

19/05/2015 - Fotos de divulgacao do Restaurante Refeitorio -  Mezanino. Foto: Ricardo Moraes / Divulgacao
Foto: Ricardo Moraes

É fundamental, em toda a operação, traduzir todo o posicionamento na identidade visual do local, louças, mesas e cadeiras, maneira de servir e etc. Todo esse processo de escolhas estará embasado e guiado pelas definições anteriores e totalmente adequado ao cardápio e à capacidade de atendimento da casa. Além disso, oferecemos suporte no controle de gêneros com implantação de planilhas de controle na parte de produção de alimentos e seleção de fornecedores compatíveis com as necessidades. Orientamos a escolha do fornecedor que esteja de acordo com a legislação vigente da Vigilância Sanitária.

Outra questão muito importante nesse planejamento é a parte burocrática. Nossos consultores orientam e acompanham abertura de empresas (Registro, JUCESP, etc) e todo o processo de legalização do estabelecimento.


IMPLEMENTAÇÃO:

Casa pronta e arrumada, é hora a ação. Mas antes das portas abrirem precisamos afinar a equipe, para que todos os processos e modificações no estabelecimento aconteçam de forma plena, o treinamento é fundamental. Por isso, elaboramos treinamentos variados de acordo com as necessidade de cada cliente e brigada. Temos capacidade para treinar as seguintes equipes:

Cozinha:

  • Equipe de nutricionistas e chefs de cozinha que realizam palestras de manipulação de alimentos de acordo com normas vigentes da Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Palestras para funcionários sobre manipulação de alimentos, higiene sanitária, educação sanitária.
  • Aplicação das leis e decretos em vigor;
  • Simulação de fiscalização;
  • Verificação de pontos críticos de contaminação de alimentos;
  • Manual de boas práticas.

Salão:

  • Atendimento nota 1000;
  • Saber vender;
  • Boas práticas de comunicação.

Bar:

  • Atendimento nota 1000;
  • Saber vender;
  • Boas práticas de comunicação;
  • Equipe de nutricionista, chefs de cozinha  e barman que realizam palestras de manipulação de alimentos  de acordo com normas vigentes da Vigilância Sanitária (ANVISA).

Administrativo:

  • Implantação de controles para o recebimento e estocagem das mercadorias;
  • Apuração de custos de receitas padronizadas e custos alimentares;
  • Apuração dos custos indiretos envolvidos no negócio;
  • Apuração de resultados financeiros do negócio;
  • Controle de produção, sobras, perdas em geral e reaproveitamentos permitidos;
  • Elaboração e implantação de planejamento orçamentário anual (budget) ou planejamento orçamentário por evento;
  • Estudo comparativo de preços do mercado para estipular preços de venda.

GESTÃO:

Para garantir os resultados esperados o ideal é que nossos consultores continuem acompanhando o início da operação. Nossa equipe é treinada para te auxiliar nessa gestão de crise e qualificada para mudar ou melhorar os processos, caso haja necessidade.

Isso pode ser feito através de um acompanhamento durante um período ou uma auditoria sanitária ou fiscal, sempre levantando a situação atual da empresa quanto ao cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação e listando as ações corretivas necessárias ao cumprimento dos requisitos.