Séries e documentários sobre gastronomia imperdíveis no Netflix

Amanhã, estréia no Netflix a aguardada série Cooked, baseada no livro “Cozinhar – Uma História Natural da Transformação” do autor, pesquisador e ativista Michael Pollan.  A série documental de 4 episódios tem como propósito mostrar a importância de voltarmos para a cozinha. Como no livro, as partes levam os nomes terra, ar, fogo e água, elementos que transformam os alimentos.

duochefs_pollan
Pollan preparando Kimchi no episódio Terra.

“Quando cozinhamos nos tornamos verdadeiramente humanos” diz ele. Logo, segundo o pesquisador, ter tempo para cozinhar é mais importante do que as pessoas pensam. Ele questiona o papel da indústria que ao longo dos anos, que tornou cozinhar algo “difícil demais” para os tempos modernos. Critica também o tempo excessivo que passamos vendo programas de culinária na TV (e não no próprio fogão) e resgata preparos tradicionais, mostrando receitas que são formas de conhecimento mundo afora e discutindo bastante a alimentação moderna.

Além dessa série, o Netflix também tem outros títulos que tem a gastronomia/alimentação/vinhos como tema, preparamos uma lista para você mergulhar de cabeça:

  • Chef’s Table: série documental em 6 episódios mergulha na vida e entra na cozinha de 6 grandes nomes da gastronomia mundial e seus restaurantes. Mostrando um pouco da caminhada e suas criações. Em breve, vai sair a nova temporada e o brasileiro Alex Atala terá um episódio.
  • The mind of a chef: Série que já tem 3 temporadas é uma viagem na cabeça do badalado chef David Chang.
  • Jiro, dreams of sushi: Sobre o lendário chef Jiro Ono e seu lendário restaurante de apenas 10 lugares e pratos de US$300.
  •  The search of General Tso: Entenda a conexão entre a figura histórica e o prato de frango que leva o nome seu nome na culinária chinesa.
  • Somm: História de quatro sommeliers que tentam fazer o dificílimo e prestigiado exame que dá o título de Mestre de Vinhos.
  • Um ano em Champagne: Uma viagem sobre a famosa região francesa e seus vinicultores, empresários e especialistas.
  • Semisweet, Life in Chocolate: Cobrindo três continentes, este documentário acompanha 4 grupos de pessoas envolvidas no complexo mundo do chocolate.
  • A year in Burgundy: Acompanhe um pouco da vida de sete famílias produtoras de vinho no interior da França.
  • Foodmatters: Documentário questiona a medicina moderna e levanta a questão que comida saudável pode ser mais poderosa que remédios.
  •  Fed Up: Documentário que analisa as causas da obesidade infantil, que hoje é um problema de saúde pública nos EUA.
  • Fat, Sick & Nearly Dead: Sobre a mudança de hábito alimentar de dois homens que estavam sem saúde por conta da má alimentação.
Séries e documentários sobre gastronomia imperdíveis no Netflix
Tagged on:                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *